Cuidados na construção civil

As grandes variações de temperatura que Joinville costuma experimentar causa transtornos nas construções. Fissuras, deformações, crepitações, desprendimento de pisos e revestimentos, gotejamentos generalizados, dentre outras situações, deixam a população alarmada.

As construções são executadas utilizando-se muitos materiais – concreto, aço, reboco, argamassas colantes, cerâmicas, vidros, alumínio, madeira. Cada qual com um comportamento distinto. Quando, ao amanhecer, as temperaturas são baixíssimas e no início da tarde atingem mais de 20 a 30 graus, devido às diferenças de deformações, as regiões de ligação (amarração) entre materiais diferentes são submetidas a esforços de grande magnitude. Dentre elas, as ligações de revestimentos com lajes e paredes, de alvenaria com o concreto, de calhas e telhados com paredes e de tubulações com lajes, sendo possível o surgimento de rachaduras, desprendimento de pisos, barulhos em calhas, coberturas metálicas e telhados.

Os problemas nas edificações tornam-se mais frequentes à medida que existem defeitos construtivos até então ocultos. Às vezes, as avarias observadas impressionam muito e, associadas a notícias recentes da queda de partes de edifícios em São Paulo e no Rio, dão a sensação de que a edificação pode ruir, ocasionando em alguns casos a interdição provisória das áreas afetadas, com pedidos de apoio à Defesa Civil e a engenheiros civis, a fim de diagnosticar o risco real de ruína das edificações – procedimento adequado e necessário.

Analisados os problemas, frequentemente observa-se que estes tiveram como causa a grande variação de temperatura. Por isso, recomenda-se cautela e que se procure orientação profissional adequada de engenheiro civil para diagnosticar o real comprometimento das construções em dias de extremo frio e calor.


Publicado em 29/10/2013